domingo, 15 de maio de 2011

Dieta Nota Dez,A Dieta Das Famosas.

A filosofia da dieta tem semelhanças aos sistemas de pontos, já muito conhecido. No caso, os pontos são denominados “notas”, ou seja, cada alimento indicado tem um número de “notas” relacionado à quantidade de calorias. Cada pessoa pode consumir um determinado número de “notas” de acordo com sua altura e sexo.

O objetivo desse método alimentar é o emagrecimento sem nenhum tipo de proibição. Até o delicioso, porém calórico, chocolate é permitido, apesar de custar muitas “notas”.

Para a nutricionista Eliane Romantini, essa dieta permite o consumo de uma grande variedade de alimentos. “Nada é proibido e ao mesmo tempo a pessoa tem controle na ingestão calórica, o que pode facilitar a perda de peso, se não exagerar no excesso de alimentos calóricos”, explica.

Outro ponto positivo é a não proibição de nenhum tipo de alimento. “A proibição pode fazer com que as pessoas supervalorizem o alimento e consumam sem controle”, disse a nutricionista. Porém, ela alerta que a ingestão deve ser controlada. “O consumo de alimentos que tem alto teor calórico, com excesso de gordura e açúcar e baixo valor nutritivo, como doces e frituras, deve ser feito em quantidades pequenas e com freqüência baixa, não pode fazer parte do dia-a-dia porque têm poucos nutrientes (vitaminas, minerais)”, diz.

Além do que, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcar pode favorecer o acúmulo de gordura abdominal, que está relacionada a doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Apesar dos pontos positivos, a nutricionista explica o “perigo” da dieta. “Essa alimentação pode fazer com que o paciente deixe de consumir comidas equilibradas por causa desse sistema de ‘notas’. A pessoa pode acabar substituindo um almoço saudável por um lanche gorduroso por ter o mesmo número de ‘notas’, por exemplo. Ou substituir duas frutas por um chocolate”, afirma.

Uma alimentação saudável, de acordo com Eliane, é quando a pessoa come de cinco a seis refeições por dia, com equilíbrio entre os grupos alimentares, sem excluir nenhum deles. “O ideal é consumir um tipo de carboidrato, proteína, vegetal e fruta nas principais refeições do dia. A alimentação deve ser variada, colorida e ter todos os nutrientes para um bem estar físico e mental”, orienta.
Para obter um emagrecimento saudável, o ideal é combinar boa alimentação com exercícios físicos. “Quando se faz atividade física junto com alimentação equilibrada, o exercício permite que a pessoa aumente massa muscular. Com o aumento de massa, o metabolismo fica mais acelerado e faz com que a pessoa tenha maior gasto de gordura corporal. Caso contrário, se a pessoa perde massa, o metabolismo fica lento, o que dificulta a perda de peso”, alerta Eliane.

Na visão da nutricionista, o importante não é ficar contando desesperadamente calorias, mas sim promover uma reeducação alimentar, onde nada é proibido, mas tudo deve ser equilibrado. O que importa, de verdade, é emagrecer com saúde!

Fonte:Site Dicas Femininas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...